Wednesday, August 16, 2006

Seguramente Seguros

Londres ligou a sirene vermelha quando a Scotland Yard interceptou mensagens que indicavam planos para um atentado terrorista que visava fazer explodir no ar 10 aviões com proveniência de Heathrow. O ataque previa-se em "larga escala", como nunca havia sido feito - quem disse que o 11 de Setembro era inultrapassável? - e os 10 aviões correspondiam a uma morte aproximada de 4 mil pessoas. A Europa, por arrasto, ligou também a sirene vermelha e aumentou o policiamento e controlo em aeroportos que recebiam voos de Londres. Uma medida compreensível e adquada, embora, numa opinião pessoal, ineficaz. Mas, por outro lado, capaz de serenar os animos e dar uma certa segurança (visual) a quem passou por estes dias pelas gares de embarque dos aeroportos.
Muito bem, a ameaça permanente de um ataque terrorista contra interesses económicos europeus à muito que é esperada e não podemos falar de uma completa surpresa. Portugal, surge, neste contexto, como um alvo estranho - aliado americano desde a primeira hora, mas por outro lado pouco apetecível para terroristas, uma vez que, a nossa "pequeneza" na Europa, neste caso teria menos impacto, o que até nos pode ser favorável.
E eis que, se "descobre" (para mim uma descoberta é algo recente, mas parece que esta tem mais de 20 anos) que os sistemas de comunicação dos organismos responsáveis pela segurança do país são de fácil acesso, e que qualquer amador pode, apartir de casa, ter acesso oas comunicadores da polícia, Protecção Civil, da Brigada de Trânsito e da segurança de altas individualidades, a começar pela do Presidente da República.
Segurança?!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home