Wednesday, August 23, 2006

Galiza

Estas férias passei pela Galiza. Da cidade in"b"icta até à "capital" Santiago de Compotela duas horas e meia nos separaram. À chegada, a curiosidade de quem via uma cidade nova pelo vidro do carro, apoderava-se a cada curva.
Já a pé, a cidade era fantástica. Entre cada praceta, entre cada ruela, sentia-se ainda o espírito medieval daquele lugar. Cada artista de rua, pelo espectáculo conseguido, a toda a multidão conseguia arrancar um sorriso e a moeda que tiver mais à mão. A festa continua à medida que as palavras de Galego (não é espanhol, note-se) saem da boca dos transeuntes. Se todos os caminhos vão dar a Roma, em Compostela, todos os caminhos vão dar à imponente Catedral.
Mas algo não estava bem: a minha blusa do real madrid, que orgulhosamente ostentava, era vítima de maus olhares e de desconfianças por parte de quase todos. Rivalidades clubistícas, pensei eu.
Na manhã seguinte algo de estranho se passava no ar. Muito rebuliço, muita inquietação, eram prenuncios de algo estava para acontecer: era o dia da Galiza. Ao virar de uma rua, deparo-me com uma enorme multidão, de todas as idades, que se manifestava pela independência da Galiza, com gritos contra o Governo, contra o envio de tropas para o Iraque e por Israel. E eis, que percebo o que se passára na noite anterior: a minha blusa de madrid tinha sido alvo de maus olhares, porque representava uma espanha unida, uma espanha tal como é neste momento, ou seja, uma rivalidade política.
Uma pequena confirmação foi suficiente para se perceber que a minha dedução estava certa: num loja de música, inquirindo o proprietário acerca da música “Viva la España”, o seu humor mudou completamente, e não fomos postos na rua, por termos o nosso ar de turistas inocentes.

Tudo o que se passou na Galiza, tem reprecursões nas outras províncias espanholas, apesar da mais badalada ser o país Basco, devido em parte à ETA, o principal grupo separatista basco. A situação não é facil, e o governo espanhol – e mais que isso, a Espanha - tem de resolver.
Uma das coisas que mais me marcou, foi ter percebido que nem todos os "nuestros hermanos" são anti-tugas. Longe disso. Na Galiza somos vistos com respeito, pois segundo eles, conseguimos-nos "livrar" da Espanha a tempo (no tempo do rei Filipe IV de Espanha, III de Portugal). E era vê-los empunhar a bandeira Portuguesa ao lado da de Che Guevara e da do partido independentista Basco. Muito forte, hem?!

Sempre gostei de fotografia, mas esta talvez foi a melhor que tirei. "A Espanha não nos deixa falar" parece dizer este manifestante.


Vandalismo, ou nem tanto isso. Esta informação está na cidade de Valença, última (ou primeira) do território Português.

7 Comments:

At 9:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu tambem passei pela galiza, poucos dias depois de ti, e apesar de não ter parado em Santiago de Compostela, fi-lo anteriormente e sei que é uma cidade muito bonita mesmo. É verdade, parece que o povo Galego simpatiza mais com nós, portugueses, do que com o restante povo espanhol, que quase consideram um povo à parte. Quase cada região espanhola, com especial destaque, claro, para o País Basco, tem o desejo de se tornar independente, o que faz com que não haja união entre os Espanhóis no geral e, embora salvarguardando as diferenças entre os 2 países, somos um povo com orgulho em Portugal.Um espanhol tem orgulho da regiao onde vive, e não de Espanha.Abraço

 
At 6:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá,
Sou galego e percebo bem a possa posiçom um tanto ingenua a respeito da Galiza:

1.- A espanha nom uma naçom nem nada que se lhe pareça como também o Reino Unido nom é uma naçom, mas uma Estado plurinacional: Inglaterra, Gales, Escócia... Nom sei se percebem.

2.- A Galiza nom é uma província nem uma regiom nem nada disso. A Galiza é uma NAÇOM assim reconhecida pela própria constituiçom espanhola e pelas Nações Unidas (ONU) já no ano 1933.

3.- A Galiza, culturalmente e linguísticamente está mais próxima a portugal (por razões evidentes) do que à Espanha.

4.- Há Galegos que querem a independencia da Galiza e outros nom.

5.- Para informar-se melhor sobre a Galiza podem visitar os seguintes portais:

http://www.agal-gz.org
http://www.galizalivre.org
http://www.galiza.indymedia.org

Saudaçons!

 
At 7:30 PM, Anonymous Anonymous said...

OLÁ IRMAOS DA GALIZA,
SOU PORTUGUESA VIVO NO PORTO, COM RAIZES NA GALIZA, PENSANDO QUE O NORTE DE PORTUGAL A PARTIR DO RIO DOURO, SE DEVERIA CONSTITUIR COMO REGIAO AUTÓNOMA, JUNTANDO-SE Á GALIZA.
TEMOS A MESMA LINGUA E IDENTIDADE.
SOMOS DE FACTO IRMAOS!!!!
QUANDO ME DESLOCO Á GALIZA, SINTO QUE ESTOU EM CASA, E SE PUDESSE ASSINAVA UM REFERENDO PARA QUE TAL UNIAO SE CONCRETIZASSSE.

 
At 8:45 PM, Anonymous Anonymous said...

sustainably conceptssc remembered pharacare iawg width modeling involvement vihar lost enjoy
lolikneri havaqatsu

 
At 1:23 PM, Anonymous Anonymous said...

get to know our first site -

[url=http://trailfire.com/allegra] goodyear allegra tire [/url]

http://trailfire.com/allegra
[url=http://trailfire.com/allegra] allegra d side effects [/url]

 
At 5:41 PM, Anonymous Anonymous said...

get to know my video blog -

[url=http://trailfire.com/lipitor] lipitor muscle pain [/url]

http://trailfire.com/lipitor
[url=http://trailfire.com/lipitor] generic lipitor [/url]

 
At 4:15 PM, Anonymous Anonymous said...

learn about nice best site -

[url=http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-paxil-paxil-lawsuits] well known paxil attorney [/url]

http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-paxil-paxil-lawsuits
[url=http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-paxil-paxil-lawsuits] paxil birth defects [/url]

 

Post a Comment

<< Home