Monday, September 18, 2006

Para lá da lua

É fantástico observar a evolução da ciência, especialmente nos últimos anos e fazer previsões acerca da sua evolução no futuro. Quanto a mim, em dois grandes moldes isso é mais notório: numa evolução mais no sentido do avanço da tecnologia, seja ao serviço da saúde, das comunicações, etc.; e noutra mais no sentido da relacção com o utilizador e do contacto com o grande público: mini-camâras de fotografar, filmar, telemóveis, etc.. Mas também é curioso ver onde é que essa ciência falha. Ou, numa perspectiva mais optimista, onde é que essa ciência ainda falha. Os OVNI's são, sem dúvida, um desses pontos. E, como em todas essas falhas, o lado emocional passa a controlar a razão: isto é, não havendo provas concretas, as frases começam por "acho que..." ou "acredito que.." e são uma demonstração mais ou menos esclarecida de uma fé. Fé, no sentido em que se torna algo quase pessoal, que dependendo das características de uma pessoa, se acredita ou não. Ora, está bom de ver, isto nada tem a ver com ciência.
Acredito que (já vi isto escrito em qualquer lado!) sim, existem. Aliás, seria um pensamento demasiado egoísta pensarmos que estamos sozinhos. Admito que tenhamos medo deles, pois é um dos nossos sentimentos mais primários: ter medo do desconhecido. Simplesmente por isso é que se tem medo do escuro: não consegues ver, não conheces... Tens medo. Apesar da sua imagem, criada por Hollywood não ser necessariamente real. Até porque, se olharmos bem para nós, somos seres muito estranhos. Não somos?!

1 Comments:

At 3:44 PM, Anonymous Anonymous said...

d x em qnd tmb m ponho a pensar nestas coisas... às tantas parece q somos mais pekenos k uma pulga nesta imensidade de espaço e de tempo.. é engraçado fazer essa abstraçao..! e reparamos q somos seres muito muito peculiares, diria ate estranhos (citando o meu amigo diogo..)
nao estamos sozinhos, pois claro!!
**

 

Post a Comment

<< Home