Saturday, September 30, 2006

Tourada

Enquanto jantava (que juntamente com o almoço constituem os únicos espaços diários em que dou uma olhadela pela televisão e, mesmo assim, já acho de mais) dava na RTP o programa do provedor. Uma ideia que está um bocado na moda, pois parece não haver orgão social de "bem" que não tenha o seu provedor para por e dispor. Quanto a mim, uma óptima iniciativa, no sentido em que qualquer orgão de comunicação é feito para quem o lê ou para quem o ouve e é sempre a opinião do leitor/telespectador que deve de estar salvaguardada. E o assunto, hoje, eram as touradas e as "auto-congratulações" da RTP pelos 6 "espectáculos" transmitidos, em directo, este ano. Deram a palavra aos aficcionados (isto cheira a espanholada) e aos grupos de protecção dos animais.
A Tourada é, para mim, o espectáculo mais degradante que existe. Não consigo perceber a ideia de uma praça cheia para ver "fazer mal" a um animal. A um animal, diga-se, debilitado pelo limar e proteger dos seus cornos, que vê assim practicamente goradas qualquer tentativa de resposta. Aplaudam, meus senhores!
E em nome da "tradicção" se abrem excepções à lei (note:se que afinal a lei não é para todos) e em nome da "tradicção" se maltratam os animais. Espero não estar a ser muito chato, mas peço um novo aplauso!
Mas, se pensarmos melhor no argumento da tradicção, também pode dar que falar. Ora vejamos: eu concordo que devemos de recordar o passado, homenagear o que se fez de bem, e também ter sempre presente o que se fez de mal, para que não se torne a repetir. Mas, se a tradicção em Portugal é espetar ferros num tourto, um dia destes espero ver em Nova Iorque, ao pôr-do-Sol dois ou três indivíduos, com um grande chapéu, a resolverem as suas richas de pistola na presença de um xerife. Ou não é assim a sua tradição?!

6 Comments:

At 12:11 AM, Anonymous Anonymous said...

Diogo...talvez as touradas mereçam muitas criticas, por já não serem como eram, talvez vejam as touradas de outro modo porque não conhecem o seu modo verdadeiro de existir...!
Pois...gosto de touradas...cresci com elas...desde muito nova que lá vou...de livre vontade...!
Aceito as criticas...mas de quem saiba porque nao gosta...as touradas não são propriamente o espectáculo negro como as pintam, por exemplo, tens noção de que um toiro tem que perder mais de 5 litros de sangue num determinado espaço de tempo...caso contrário não sobrevive por excesso de sangue nas veias...!
Saberás, então também, que as chamadas touradas que se dizem tradicionais têm pelo menos mais de 200 anos...pela boca da minha avó mais de 300...que se matava o touro em praça pública porque as aldeias eram pobres, eram e muitas continuam a ser, o touro era dado uma vez por ano, por um ganadeiro que se dispunha a tal...a alimentar um povo...!
Não estou a querer contradizer o que escreves...e como já te disse, aceito que não gostem de touradas...se souberem o seu verdadeiro significado...! É preciso muita coragem, muito amor ao que se quer fazer e muito amor a como se deve fazer...é preciso 'arte e engenho' para se estar frente a frente e saber ser habilidoso...!
É uma pena que o nosso país adquira tantos 'vícios' de fora e não aceita este que vem de tão longe...pior ainda é saber...que por se amar uma profissão é preciso ir exercer para outro país...!
É com muita pena minha e de muita outra gente...que esta tradição tenha tanta polémica para continuar...!
Se pensarmos que também 11 jogadores de futebol ganham o equivalente a um avião de alimentos para um país pobre...
enfim...

 
At 12:46 AM, Anonymous Anonymous said...

O que está na moda é julgarmo-nos intelectuais porque renegamos a televisão. Ver mais ou menos televisão, mais ou menos telenovelas não nos faz cidadãos menos esclarecidos e participativos. Não nos torna menos importantes!
Parece-me que o que conta são as atitudes.
Correr euforicamente atrás de um indivíduo sem qualquer cridibilidade como o LFV, o qual se "diverte" a desvirtuar a verdade desportiva, entre outros crimes, não me parece de alguém que se julgue dono da razão.
Chamar de "aberrante" a uma das maiores tradições ibéricas,tratando-a com desrespeito tambén não é concerteza correcto. Aceito que haja quem não goste, mas haja respeito!
Uma tourada não é espetar "ferros num touro". É toda uma envolvência: a música, o suspense, o perigo e a coragem, a beleza dos trajes, a mística, a personalidade e orgulho do touro! A tourada é uma arte!
Não façamos comparações inverosímeis e demagógicas.
E já agora: em Espanha toureia-se em pontas, ou seja, sem serrar os cornos do toiro. E o que há a dizer dos forcados?
Este tema exige mais esclarecimento por parte de quem o trata!

Olé!!!
Abraço aos aficionados!

 
At 1:39 PM, Anonymous Anonymous said...

"um toiro tem que perder mais de 5 litros de sangue num determinado espaço de tempo...caso contrário não sobrevive por excesso de sangue nas veias...!" - É? Então e que tal se espetássemos umas farpas nas mulheres durante a menstruação???
Não é aceitável fazer sofrer ou matar um animal por puro divertimento. Creio firmemente que a tourada e os circos serão, no médio prazo, proibidos.
(E eu pessoalmente serei um lutador por essa "causa").

 
At 5:03 PM, Blogger Diabolic Girl said...

touradas... touradas... mt s tm falado sobre isto... este tema tão polémico e inacreditável ao msm tmp... s as tradições é k contam, então pk é k ñ as seguimos tal cmo elas eram à 100 ou até + anos atrás?! pk hj ñ fzm sentido existir! na mnh opinião, concordando plenamente c/o diogo, este "espectáculo", cmo os aficcionados lhe xamam, é 1 aberração dos tmps k correm, k 1 dia espero k acabe, e tm cmo papel principal o sofrimento d 1 animal, é cmo a luta do homem contra a besta, ms no meu ver, a única besta k anda dentro das praças d touros, anda sobre 2 patas, e o seu nomem científico é homo sapiens sapiens... s axam k akilo tm arte dviam consultar dicionários sobre o k é real/arte... o pobre do animal kndo xega à praça no início da corrida já vai cansado e a sangrar, ñ m venham c/xtórias d k ñ lhe dói, experimentem espetar facas nas costas e correr atrás d 1 animal qlq a seguir, k eu tou lá pa vos aplaudir e axar dakilo arte e espectáculo... há "milhentas" profissões, s axam k akela é d risco e krm apoios, então procurem profissões a sério, pk eu nnca ouvi flr na "Ordem dos Toureiros" ou na "Ordem dos Forcados", pf, tnhm consciência do mal k fzm aos animais k tnto dzm gstar, e ñ tou só a flr dos touros, falo tb dos cavalos k já sofreram lesões ou msm até k morreram em pleno "espectáculo taurino", e td p/culpa do homem, k xama arte a akilo... knto aos toureiros ou forcados k têm acidentes no exercer das suas "profissões", ñ tnh pena nnhuma das lesões k sofrem, dviam é sofrer +, pa terem 1 pco a noção do k os animais sofrem c/o k vocês xamam d "espectáculo" e d "arte"...
P.S.: no meu futuro, td vou fzr pa k touradas e circos acabem, sim pk p/detrás dos bastiadores dos circos tb existem mts maus tratos aos animais, e tb há km xame arte a akilo...
ñ sei s ria s xore, c/estas "artes"...

 
At 7:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá! Concordo com o ricardo:temos que esclarecer o que é uma tourada! Quando falamos em algum tema, para dar a nossa opinião, temos que o conhecer bem, estudá-lo, não falar de boatos que se contam( como o de que os aficionados são fascistas!?). Não se podem comparar Homens e animais- Uma mulher e um toiro são a mesma coisa??
Esta bonita tradição nunca acabará, não é pelos protestos de organizações pseudo-representativas do povo Português que o Campo Pequeno vai fechar! Tenham respeito pelos profissionais, aqueles que arriscam a sua vida, enquanto estamos sentados a jantar, eles arriscam a sua vida em nome deste nobre espectáculo!Saudaç~eos cordiais,

 
At 7:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Boas.. "que se matava o touro em praça pública porque as aldeias eram pobres", diz a sara.. mas uma coisa e' matar o animal para o consumo/por necessidade, outra coisa e' ridiculariza-lo e depois mata-lo. Nao concordo minimamente com touradas ou circos ou seja la o que for que ponha em causa a sobrevivencia dos animais. E concordo plenamente com a abuliçao dessas "tradições", afinal de contas vivemos no seculo 21, nao ha necessidade de termos atitudes vindas de ha uns seculos atras certo?

 

Post a Comment

<< Home