Thursday, January 11, 2007

lisboa-dakar

Elmer Symonds, a 50ª vítima do "lisboa-dakar"
A igraja católica teceu esta semana duríssimas críticas ao "Lisboa-Dakar", considerando esta mítica prova, dizendo inclusivamente que o "rasto de sangue tem aumentado ano após ano", numa referência a todas as 50 vítimas que esta prova já fez ao longo da sua história, que começou ou 1978.
Sem querer meter em causa esta enorme corrida no seu sentido desportivo, porque sem duvida que qualquer amante do desporto gosta de ver uma competição desta envergadura. E prova é, se tivesse de ser mostrada, os milhares de pessoas que se juntaram à partida dos carros de Lisboa e ao longo do percuros em todo o território nacional. Mas, na minha ignorante opinião, não posso conceber a ideia de um evento desportivo que dura 10 dias matar mais de 1 de concorrente por edição. Isto são números, são factos que comprovam que a prova não é segura, e a segurança de todos os intervenientes não está, de modo algum, assegurada. Os números comprovam isso. E neste número de 50, estamos apenas a contemplar participantes, não espectadores, senão a lista aumentaria muito.
Se é certo, quanto a mim, que o desporto de alta competição não é saudável, e está provado clinicamente que por exemplo os jogadores de grandes clubes de futebol ingleses não podem ter um organismo equilibrado naturalmente, pois a água que perdem em cada jogo e o tempo de repouso que têm, não é suficiente para o organismo voltar a repor a água perdida. E não é mentira que todos os clubes de alta competição tomam substâncias para melhorar os índices competitivos, e a simples diferença entre estes produtos e o dopping está apenas na sua ainda-não proibição. E é verdado, isto também não é desporto saudável.
A esta críticas, o director da prova de todo o terreno mais famosa do mundo, convidou o vaticano a vir ao terreno do lisboa-dakar, conhecer o que por lá se faz. É verdade que eles se esforçaram muito por melhorar a segurança, falaram com populações para os riscos de permanecer junto à "estrada", foram às escolas alertar os mais novos, e talvez tenham feito tudo o que estava ao seu alcance para evitar o sucedido. Ninguém duvida disso. Mas, a prova é de sí perigosa e tantas mortes certamente que não são fruto do acaso.

Que me desculpem os aficcionados das velocidades, mas não tem justifição a morte de um concorrente em qualquer evento desportivo. Para bem de todos nós, que adoramos o desporto.

2 Comments:

At 12:51 AM, Anonymous Anonymous said...

eu pessoalmente n axo mta piada ao dakar, alem de ser perigoso nao tem condiçoes minimas de segurança prova disso e as inumeras mortes =\ como o menino referiu! mais um grande texto =) (E DE REALÇAR AS HORAS A QUE FAÇO ESTE COMENTARIO NAO E DIOGO ??) o k uma pessoa faz...

va fika bem seu alcoolico xD
bjOS(K)(K)***************

ps: tenhu uma proposta pra ti metes uma foto tua depois escreves sobre ela afinal os feios tmb tem direito n e assim? xD mas n esperes e mts comentarios.. os pc dps PUffffff xD


ps2:pronto eu agr vou continuar a falar ktg na net xD

 
At 11:49 PM, Blogger Barreirense A said...

Acho que as questões de acidentes e consequentes mortes no Dakar não tem nada que ver com a segurança que é proporcionada aos concorrentes.
Existem sempre helicopteros no ar prontos para ir buscar qualquer atleta com problemas...
Esta morte foi devido a um acidente normal em que o concorrente se despistou e acabou por partir o pescoço. Se existem acidentes em quase todos os desportos motorizados, este não haveria de ser exepção.
Penso que as mortes nada tem que ver com as condições de segurança mas sim com o risco do desporto motorizado: "o despiste"

Abraços ;)

 

Post a Comment

<< Home