Saturday, May 05, 2007

Salazar

O 25 de Abril foi, sem dúvida, o acontecimento político mais importante do nosso país, que só consegue ter um "pequeno" rival (e não tem nem de perto nem de longe o mesmo impacto) quando comparado à assinatura do Dr. Mário Soares, que em 1986 nos colocou na então "Europa dos 12", ou seja, na CEE, hoje União Europeia.
Nos nossos dias, 33 anos depois da revolução dos cravos, o símbolo do regime do Estado Novo, é considerado o "melhor português de sempre". e isto merece uma reflexão e que se tire conclusões. Há muitis portugueses que viveram a revolução de perto, sofreram com o antigo regime, e hoje contam histórias aos mais novos de como era quando o fascismo mandava. As torturas, as desigualdades, as dificuldades. Enquanto houver pessoas que sofreram com o Estado Novo, o 25 de Abril continuará a ser um dos poucos feriados com significado no nosso calendário.
O passado tem tendência para ser embelezado. Há uma tendência para se esquecer as coisas más, e sobressair as boas. E se havia muita coisa mal no Estado Novo, nem tudo era mau. Portugal, por ter saído mais tarde deste regime que alguns dos nossos colegas Europeus, como a Itália, a Espanha e a Alemanha, tem um número de apoiantes inferior, pois ainda está muito mais presente nos portugueses, que nos povos enumerados.
Ignorando o progresso e a mudança que a abertura das fronteiras e a globalização tiveram em todo o mundo, os defendores do regime cegamente "recordam" (e este recordam está entre aspas, porque ão de reparar que quem defende o regime geralmente são pessoas que não passaram por ele) a segurança e o respeito que supostamente havia. Mas este resultado, a vitória de Salazar merece uma pergunta: e quando o 25 de Abril for só mais um revolução, só mais um feriado como tantos outros e na rua já ninguem tenha sofrido directa ou indirectamente com o Estado Novo, será que regrediremos na história e o regime regresse? Num plano internacional, os grandes resultados de Le Pen nas anteriores eleições Francesas (nestas foram um fracasso) que significado têm, sendo ele a cara da extrema-direita partidária francesa?
Não faço futurologia. Mas que a descreça na democracia vai-se acentuando, lá isso vai. E é bom não esquecer que foi na França, co ma revolução liberal ("liberdade, igualdade, fraternidade") que se abriram os direitos de escolha ao povo, naquilo que é definido por democracia. Foi lá que foi lançada a primeira pedra da Democracia. Será lá que começará a sua destruição? Esperemos que não.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home