Saturday, April 07, 2007

...

O rumo deste texto é incerto. Ainda não lhe dei um título, ainda não lhe defeni um tema, ainda não lhe achei um tópico. Simplesmente apetece-me escrever. Às vezes dá-me esta pancada: escrever. E acreditem que não são assim tão poucas as vezes, mas nem todas são meterializadas, e a maior parte das que as são, acabam no fundo do balde que tenho aqui no meu quarto, a que se quiserem, eu deixo que chamem lixo. Às vezes não me apetece falar, ou apetece-me comunicar escrevendo - porque as palavras, como um dia alguém disse, leva-as o vento e, agora digo eu, a palavra escrita é intemporal. Já viram o que era se cada escritor em vez de escrever um livro o contasse? Se tivesse que contar a mesma história a todas as pessoas que à partida queriam ler o seu livro? Contar a mesma história a cada pessoa, com o mesmo detalhe, com o mesmo cuidado, enfim, exactamente a mesma história? Por isso, ele escreve-a e assim tem mais encanto - mas atenção, ele próprio está a contar a mesma história a todos os que quiserem ouvi-la, só que não da voz dele. Ele até pode desaparecer do nosso espaço físico, mas cem anos depois, ele ainda poderá estar a contar a mesma história, exactamente como saiu do punho dele desde aquela altura em que ele a quis contar.
Eu já desconfiava disto - esta história não nos levaria a lado nenhum. Mas a mim satisfez-me. E à minha vontade de escrever, também.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home