Tuesday, October 10, 2006

Paulo Coelho

Numa das primeiras páginas do livro que ontem comprei, 11 minutos de Paulo Coelho, está uma dedicatória. Mais para a frente farei alguma considerações sobre o livro, que ainda me encontro a ler. Mas concentromos-nos na dedicatória: não é para a família, não são para os amigos, mas é para uma pessoa que representa muita gente. Vou transcrever um excerto dessa dedicatória, para que percebam melhor:

No dia 29 de Maio de 2002, horas antes de eu colocar um ponto
final neste livro, fui à Gruta de Lourdes, em França, encher alguns garrafões de
água milagrosa na fonte que ali se encontra. Já dentro dos terrenos da catedral,
um homem de aproximadamente 70 anos disse-me: "Sabe que se parece com o Paulo
Coelho?" Eu respondi que era o próprio. O homem abraçou-me e apresentou-me a
mulher e a neta. falou-me da importância dos meus livros na sua vida,
concluindo: "Eles fazem-me sonhar."

(...) Este livro é dedicado a si, Maurice Gravelines (nota:
suponho que o tal homem de 70 anos). Tenho uma obrigação para consigo, para com
a sua mulher, para com a sua neta, e para comigo; para falar daquilo que me
preocupa, e não do que todos gostariam de ouvir. Alguns livros fazem-nos sonhar,
outros trazem-nos à realidade, mas nenhum pode fugir daquilo que é mais
importante fugir daquilo que é mais importante para um autor: a honestidade para
com o que escreve.

Como está bom de ver, o livro é dedicado a um desconhecido. E isto é um pontapé de saída para um livro que estou a considerar fantástico, porque as personagens não são mágicas, não são sobredotadas e não lhes acontece nenhum milagre durante o livro. são pessoas, erram e pagam esses erros. Podias ser tu, podia ser eu, podia ser qualquer um de nós. Até porque a dedicatória, parece-me, também podia ser para mim, também podia ser para ti, também podia ser para nós...


2 Comments:

At 1:46 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu realmente tenho inveja daqueles que conseguem achar graça aos livros do Paulo Coelho... Não digo isto num tom depreciativo, é mm verdade!! Sabem porquê? Pq isto de ser incrédulo por natureza às vezes tb é chato, enfim...
Eu li o "Diário de um Mago" e ia morrendo de tédio; gostos...

 
At 1:49 PM, Blogger DiOgO said...

lol por acaso não és a primeira pessoa que me diz isso. Realmente acho interessante, estou a gostar bastante deste livro "11 minutos". Mas como não li o "Diário de um mago", resta-me aconselhar-te a comprar o 11 minutos :)

 

Post a Comment

<< Home