Friday, December 01, 2006

7 colinas


Esta noite, passei pela capital. Como estava linda a "minha" capital. Nas pessoas, o rebuliço normal, mas um sorriso especial. Quem vai dos barcos para o terreiro do paço, tem uma visão fantástica: ninguem pode ficar indiferente à árvore de natal. Fez o meu coração bater mais rapidamente e iluminou-me a alma. Mais do que os olhos, mais do que os lábios, mais do que o rosto, iluminou-me a alma.
Seguindo pela rua augusta, o cenário é lindíssimo. Lindas iluminações de anjos, que cruzam a rua numa imensidão de branco, luz e magia, e em cada uma das transversais, uma animação diferente. Cheirava a Natal. Para mim, cheirar a Natal é cheirar a castanhas. Vale sempre a pena ir a um sítio, andar o que for preciso, se for para comer castanhas. Sentei-me numa esplanada, e fiquei a admirar os transeuntes. Famílias inteiras levavam as suas crianças para contemplar a árvore, porque afinal o natal é das crianças, e intercalavam o interminável desfile de casais de namorados, que de mão dada tornavam-se um só.
O tempo não pára e lá segui também eu, o meu caminho. Para trás, ficava a árvore, os casais, as famílias, as crianças e pior que tudo, o cheiro das castanhas. É quase caso para dizer: "Tirem-me o tacto. Tirem-me a vista. Tirem-me o corpo. Porque se ainda for capaz de cheirar o cheiro das castanhas que custam dois euros e metade estão podres, ainda serei capaz de dizer que estou na capital. Na "minha" capital".

2 Comments:

At 6:33 AM, Blogger Barreirense A said...

LOL as fantásticas castanhas podres :P LOL solidão temporária ;)
abraço [[[]]]

 
At 7:14 PM, Anonymous Anonymous said...

o que e que se pode dizer...continuo a dizer que a tua escrita é demais..e sim..eu tambem adoro o cheiro das castanhas, o cheiro a natal. Passear pelas ruas e ver todos os sentimentos, "cheiros", correrias que esta época trás. Afinal de contas quem é que não gosta desta época? nem que seja para ver o sorriso dos pequeninos ao ouvirem falar do pai natal. beijinhos e continua

 

Post a Comment

<< Home